1- A adesão à APAMB implica o pagamento de uma jóia e de uma anuidade, não sujeitos a IVA, para cada número de contribuinte, sendo que a qualidade de Associado Activo dá acesso a:
a) Elaboração de mapas de resíduos e adequação de práticas às normas ambientais em vigor, incluindo os registo e as declarações para o SIRAPA.
Os técnicos da APAMB visitam periodicamente os associados conferindo a correcção das operações burocráticas exigidas pela legislação em vigor.
b) Informação Jurídica, Jurídico-Ambiental e Jurídico-Fiscal.
Através do site, da Newsletter mensal, do Boletim do Ambiente e do serviço de tele-atendimento, procuramos manter os nossos associados informados sobre todas as alterações legislativas relativas à sua actividade. Assessoramos ainda os associados na recuperação de créditos.
c) Inspecções preventivas periódicas a estabelecimentos comerciais, industriais e prestadores de serviços.
Através da inspecção inicial os técnicos da APAMB fazem um diagnóstico base sobre conformidade entre as condições verificadas nas instalações do associado e as exigências legais. No mesmo momento são dadas indicações relativas às correcções a implementar numa perspectiva de custo/benefício. É obrigatória uma inspecção por cada instalação geograficamente diferenciada, sendo o custo da inspecção acrescido de IVA à taxa de 23%.
d) Consultoria técnica-ambiental
Gestão de Resíduos – os serviços técnicos da APAMB efectuam um levantamento dos resíduos produzidos nas instalações dos associados aconselhando os recolhedores credenciados e optimizando as rotas de recolha, de forma a minimizar os custos da gestão ambiental da empresa.
e) Site de Divulgação e Notícias
Aos associados interessados criamos um site, livre de custos, para promoção da sua actividade.
Associado ao site serão divulgadas notícias de interesse para as actividades que a Associação acompanha e outra de temática ambiental.
f) Representação dos interesses dos associados junto de entidades públicas.
A APAMB, que tem inscrição no Registo das Organizações Não Governamentais Ambientais e Equiparadas, representa os seus associados como legítima interlocutora das entidades públicas nas questões ambientais.
Além destes serviços a APAMB disponibiliza permanentemente aos associados, com custos claramente mais benéficos que os normalmente praticados no mercado diversos serviços, nomeadamente:
g) Implementação de Sistemas de Gestão Ambiental
As empresas de média e grande dimensão deverão, nos termos da Lei de Bases do Ambiente, implementar Sistemas de Gestão Ambiental, com o objectivo de minimizar o impacto ambiental das suas actividades.
Os Sistemas de Gestão Ambiental são também o primeiro passo para a Certificação Ambiental nos termos da norma ISO 14001.
h) Auditorias ambientais externas para Certificação
Os quadros técnicos da APAMB estão preparados para realização de todas as auditorias externas necessárias aos processos de Certificação, dando particular enfâse aos sistemas integrados de Qualidade, Ambiente e Higiene e Segurança.
i) Serviços técnico-ambientais:
Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho por parceria – Serviço de carácter obrigatório perante a legislação em vigor.
Análises e medições – o laboratório APAMB realiza, a custos claramente inferiores aos normalmente praticados no mercado, análises de efluentes líquidos, de resíduos, de emissões gasosas (por recomendação), sonoras e outras necessárias aos processos de licenciamento industrial.
Licenciamentos – Apoio na instrução de processos de licenciamento (licença de utilização), processos de licenciamento industrial e processos de candidatura a operador de sistemas de gestão de resíduos.
j) Recolha de Resíduos por parceria
(sob consulta: Contate os nossos serviços para informação detalhada)
k) Apuramento da Responsabilidade Ambiental
Firmado protocolo para divulgação, informação e enquadramento da Lei vigente aos Associados. (Contate os nossos serviços para informação detalhada)
A Associação presta ainda serviços na área da formação junto de:
– Empresas, no domínio do Ambiente e Segurança;
– BRIPA (Brigadas Ambientais da PSP), no domínio do ambiente;
– Junta de Freguesia de S. Julião, Setúbal, em regime de protocolo.
2- Aos Associados Inactivos, que pediram rescisão ou suspensão, a quem foram prestados serviços pontuais, não serão prestados quaisquer serviços disponibilizados aos que têm estatuto de Associados-Activos. Serão no entanto considerados para efeitos estatísticos, de reporte às entidades competentes pelas quais a APAMB responde, e às solicitações ou às auditorias a que possa estar sujeita por determinação da Lei Portuguesa.
Apartir de 2018, e por conta do Regulamento Geral de Proteção de Dados, os Associados Inativos não recebem qualquer tipo de informação e os dados são apenas mantidos segundo as exigências legais. Atingido o limite do arquivo morto serão eliminados física e informaticamente.
Entre os nossos associados contamos empresas das seguintes áreas de actividade:
- construção e obras-públicas
- metalomecânicas ligeiras e serralharias
- carpintarias industriais
- reparação automóvel
- indústria vidreira
- indústria gráfica
- indústria eléctrica e electrónica e montagens eléctricas
- indústrias extractivas
- empresas agro-industriais e agro-florestais
- Actividades de Apoio e Acção Social