NOTÍCIAS              
  ACT 19 FIM DA PANDEMIA Regresso à normalidade?
03/09/2021

Com os valores da pandemia com tendência para baixar, e os planos do Governo Português para acelerar o regresso “à normalidade”, será fácil cairmos no facilitismo de acabar com regras e restrições tanto nas nossas casas como nos locais de trabalho.

Esta pandemia trouxe-nos novos hábitos e valores, resiliência e solidariedade para o nosso dia a dia. Em algumas situações mais evidente que em outras mas não ficámos dececionados com o nosso comportamento perante este desafio mundial. Agora que temos mais de 70% da população vacinada estamos mais perto da segurança. Mas o caminho a percorrer até podermos respirar de alívio ainda está longe. De nada nos vale em nossa casa cumprirmos e continuar a assistir, um pouco por todo o mundo, quem ainda está longe de ter um fim à vista para a pandemia. Continuaram a aparecer variantes e novas infeções e mortes se a humanidade não for capaz de se unir e caminhar em passo único para combater este flagelo. É legítimo perguntar: Que mais posso eu fazer!? Nesta altura, para além de vacinados, importa que não baixemos a guarda totalmente, que aguentemos a máscara um pouco mais, que não se percam os bons hábitos da higienização, que se repense o distanciamento social para o aceitável, que adotemos comportamentos saudáveis e evitemos o risco. Com este contributo estaremos a ajudar-nos e a ajudar os outros!

A Direção da APAMB

  6 RECURSOS NATURAIS DA TERRA ESGOTADOS A 29 DE JULHO
03/09/2021

Ao fim de 209 dias do ano de 2021, a Humanidade já esgotou mais uma vez os recursos biológicos e naturais que o planeta Terra tem capacidade para renovar durante 12 meses.

Depois de em 2020 a data ter sido assinalada um mês mais tarde, a 22 de agosto, este ano o Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day, no original, em inglês) volta a registar-se a 29 de julho, tal como aconteceu há dois anos. Foi precisamente em 2019 que o Dia da Sobrecarga da Terra chegou mais cedo do que nunca, a 29 de julho. Em 2020, foram necessários mais dias (235) para gastar o saldo anual que o planeta nos dá, devido às medidas de confinamento e à redução de atividades económicas provocada pela pandemia COVID-19, que ajudaram a travar as emissões poluentes a nível global. Atualmente, a humanidade usa mais 74% de recursos naturais do que os ecossistemas do planeta conseguem regenerar – ou seja, o equivalente a “1,7 planetas Terra”. Os portugueses sobem a parada com uma pegada ecológica de 2,75 planetas (os dados mais recentes da Global Footprint Network são de 2017). MAIS

DIGITAL CAMERA Contraordenações 2020
17/08/2021

Balanço feito pela GNR (SEPNA) sobre o ano que passou

O Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) efetuou 6.141 ações de fiscalização e levantou 4.896 autos de contraordenação, no âmbito do combate a práticas ilícitas relacionadas com ordenamento de território, poluição, resíduos e proteção florestal. O balanço foi divulgado no Dia Mundial do Ambiente, pela Guarda Nacional Republicana (GNR), através do SEPNA, entidade competente para vigiar… MAIS