APAMB
RSS Facebook
 
Biomassa Florestal na Assembleia da República
21/06/2012

Foram publicadas no passado mês de Maio, no Diário da República, duas Resoluções da Assembleia da Républica com vista a recomendar ao Governo que sejam criadas medidas de promoção e utilização da biomassa florestal, contribuindo para uma melhor gestão das nossas florestas e prevenindo o flagelo dos incêndios florestais.

Assim, compete ao Governo num futuro que se quer próximo, reavaliar a estratégia para o aproveitamento da biomassa inclusive no papel importante que terá sobre a redução das ocorrências de fogos florestais, criando prioridades nas acções a tomar envolvendo no processo as autarquias nos processos de limpeza de matas e florestas.

Haverá necessidade, igualmente, de avaliar condições e locais de recolha e tratamento da biomassa, bem como os meios técnicos e humanos a envolver.

Novas e eficazes medidas de política florestal são de extrema necessidade, tendo de ser apoiadas em boas práticas claras e objectivas.

Uma correcta abordagem e estudo a este recurso natural permitirá avaliar a importância da biomassa como produção de energia apartir de uma fonte renovável.

É com expectativa que se aguardam tomadas de decisão de quem de direito!




DESTAQUES