APAMB
RSS Facebook
 
Água, Alterações Climáticas, e Desenvolvimento Sustentável
27/02/2008

É de opinião comum que a escassez de água, alterações climáticas e desenvolvimento sustentável são assuntos intimamente relacionados e que não podem ser abordados isoladamente.

Na quarta sessão temática do Comité para as Alterações climáticas, os membros do Parlamento Europeu conjuntamente com peritos na matéria discutiram a complexidade das ligações entre o Aquecimento Global e a Água no planeta. É de opinião comum que a escassez de água, alterações climáticas e desenvolvimento sustentável são assuntos intimamente relacionados e que não podem ser abordados isoladamente.

Os problemas associados à água não podem ser resolvidos isoladamente

O representante do Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP), Kaveh Zahedi defendeu que “ é complicado traçar uma fronteira entre problemas relacionados com a água e alterações climáticas sendo o mesmo aplicável à fronteira entre alterações climáticas e desenvolvimento sustentável.” É evidente que, na impossibilidade de serem atingidos os objectivos relativos às alterações climáticas, propostos no pós Quioto, “será impossível alcançar os “Objectivos de Desenvolvimento do Milénio” relacionados com a Água. “É impossível confinar o assunto água a um compartimento e trata-lo através de aplicação de políticas unicamente relacionadas com a Água.”

Os países em vias de desenvolvimento não serão os únicos a ser atingidos por problemas com a água decorrentes das alterações climáticas. O Sul da Europa tenderá a ficar especialmente vulnerável à ocorrência de secas. A pluviosidade na região deverá diminuir até 80% nas próximas décadas. Qualquer política sensata de recursos hídricos para a Europa e arredores “deve incluir o combate às alterações climáticas, do mesmo modo que, qualquer política relativa às alterações climáticas deverá incluir o tema água na sua génese.”

O Professor Riccardo Petrella, Presidente do Instituto de Investigação Europeu de Recursos Hídricos, sublinhou a dimensão global do problema de escassez de água salientando que “1,5 mil milhões de pessoas não têm acesso a água potável e 2,6 mil milhões de pessoas não tem acesso a saneamento básico.” O desastre ecológico é realmente um desastre cultural, “ comentou o mesmo.

Agricultura, Biocombustíveis e Alterações Climáticas

Durante a discussão geral sobre “Desenvolvimento Sustentável, alterações ao Ordenamento do Território e Agropecuária”, o Presidente do Fórum Ecosocial Europeu (e ex-comissário da EU) Franz Fischer dissertou sobre o papel da agricultura no que toca às alterações climáticas. Do seu ponto de vista “A actividade agrícola é parcialmente responsável pelas alterações climáticas; será afectada pelas alterações climáticas; e beneficiará das alterações climáticas. “ A agricultura, afirmou o mesmo, poderá contribuir para “mitigar os efeitos das alterações climáticas”. “A biomassa tornar-se-á numa matéria-prima chave, capaz de substituir o petróleo ou o gás”, desde que seja produzida de forma sustentável.

Quais os critérios de sustentabilidade para o biofuel?

“A produção de biofuel necessita urgentemente de critérios de sustentabilidade”, concordou o Sr. Zahedi, salientando que “pode ser necessário até 1000 L de água para produzir 1 L de biofuel.” Este acrescentou que estes critérios ainda não estão definidos, mas deverão incluir a defesa dos preços dos produtos locais e o impacto da produção de biofuel na biodiversidade.

No final do debate foi ainda salientado que já existe legislação suficiente sobre recursos hídricos o problema é a sua implantação no terreno e, mais ainda, que “não sabemos tudo”, mas “sabemos o suficiente para começar.”

Adaptado e traduzido por: Maria Helena Neves

De: European Parliament – News – Press Service (30-01-2008)


DESTAQUES