APAMB
RSS Facebook
 
Ruído Mata na União Europeia
29/02/2008

Para além dos efeitos no ambiente importa reflectir nos efeitos sobre as populações.

Pelo menos 50 mil pessoas morrem anualmente na União Europeia (UE) devido a enfartes causados pelo excesso de ruído rodoviário e ferroviário, revela um estudo da Federação Europeia para os Transportes e Ambiente (T&E), apresentado ontem em Bruxelas.

Segundo o documento, outros 200 mil habitantes da UE passam a sofrer todos os anos de doenças do coração e estima-se que os custos com serviços de saúde causados pela poluição sonora na UE atingirão pelo menos 40 biliões de euros por ano.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 55 decibéis é o limite de ruído que não lesa os humanos e que se situa entre o som de um aguaceiro (50 decibéis) e uma conversa a dois (60).

O estudo intitulado “Tempo de Escutar”, calcula que em 25 países da UE – excluindo Malta e Chipre – 54% da população está regularmente exposta a índices de ruído acima dos 55 decibéis, devido ao tráfego rodoviário e ferroviário, num total de 245 milhões de pessoas entre os mais de 450 milhões de habitantes da UE.

Por causa do ruído, as crianças em idade escolar têm dificuldade em concentrar-se, em memorizar questões complexas, dispersam a atenção com facilidade, lêem mal e tem baixo rendimento escolar. A T&E considera ser possível baixar o ruído das rodas no asfalto para 71 decibéis em 2012, prosseguindo com uma descida gradual até 2016.

Fonte: Jornal de Notícias


DESTAQUES