APAMB
RSS Facebook
 
APAMB é notícia!
08/04/2009

Bar O Avião começou ontem a ser demolido por ordem da Câmara Municipal de Lisboa e a APAMB monitoriza as operações.

Artigo públicado pelo Jornal Público:

Junto ao Aeroporto da Portela

Bar O Avião começou ontem a ser demolido por ordem da Câmara Municipal de Lisboa

29.04.2008 – 08h25 Filipa Jorge

Um avião foi ontem desmantelado junto à Segunda Circular. A aeronave nada tinha a ver com o habitual movimento do Aeroporto da Portela, mas sim com o conhecido bar O Avião, que foi desmontado em cumprimento de uma determinação da Câmara Municipal de Lisboa, depois do seu proprietário, José Gonçalves, ter morrido em 2 de Dezembro de 2007, na sequência da explosão de uma bomba na sua viatura.

O desmantelamento daquele que era o único bar do país a funcionar dentro de um avião começou ontem de manhã e está a cargo da empresa Ecoprotect – Gestão de Resíduos, de Setúbal, contratada pela filha de José Gonçalves. Durante o dia de hoje ainda poderão ser vistas no local as gruas encarregadas de demolir o famoso bar de alterne. Os apreciadores de aviação que pretenderem tentar a sua sorte e recolher partes do avião poderão fazê-lo dentro das próximas duas semanas, tempo estimado para a limpeza do local.

O nariz e o “cockpit”, as únicas zonas do avião que serão mantidas intactas, estão já reservadas para a TAP, que demonstrou interesse em expor no seu museu os restos daquele que considera ser um importante marco “para a presença da aviação em Portugal”, segundo António Monteiro, porta-voz da transportadora aérea. José Pedro Domingues, director técnico da Ecoprotect, disse que a Associação Portuguesa de Inspecção e Prevenção Ambiental está a acompanhar o processo para garantir que todos os materiais sejam reciclados. Um aterro no Pinhal Novo vai receber materiais como lã de vidro, alumínio, madeira, borrachas e plásticos.


DESTAQUES