APAMB
RSS Facebook
 
ECO-CONDUÇÃO
28/05/2008

Saiba como poupar até 875€ por ano!

“Poupe mais do que combustível” é o mote da campanha promovida em parceria entre a Comissão Europeia e a indústria petrolífera, com vista a promover a eficiência e a permitir alguma poupança dos consumidores numa altura em que o preço da gasolina atinge máximos históricos.

São 29 os países europeus, quarenta empresas petrolíferas, e mais de 45 mil postos de abastecimento, que desde esta semana aderiram à campanha “Poupe mais do que combustível”, promovida pela Associação Europeia da Indústria Petrolífera (EUROPIA) e apoiada pela Comissão Europeia, representada pelo Comissário da Energia Adria Piebalgs. Trata-se da promoção da eco-condução, que se traduz em pequenas alterações na forma de conduzir, e cujos resultados permitem poupar até 875 euros por ano (para condutores que façam cerca de 25 500 Km anualmente). “É um apelo ao bom senso da condução”, afirmou José Horta, secretário-geral da Apetro.

O apoio da Comissão Europeia surge com o propósito de fazer cumprir alguns dos objectivos energéticos e climáticos da União Europeia, nomeadamente a redução de 20% nas emissões de dióxido de carbono e o aumento de 20% na eficiência em termos energéticos. “A indústria petrolífera tem um papel fundamental na promoção das mudanças comportamentais”, salientou José Horta.

Os postos de abastecimento aderentes serão a principal montra da campanha pois são os maiores responsáveis pela comunicação directa com o consumidor. “Têm uma capacidade única de fazê-lo”, adiantou o secretário-geral da Apetro. Milhões de folhetos sobre eficiência energética de combustível e comportamento de condução responsável serão disponibilizados aos consumidores nos postos de abastecimento, com informação adicional disponível em www.savemorethanfuel.eu.

A EUROPIA conta com 17 associados que representam 80% da capacidade de refinação da União Europeia e 75% das vendas de combustíveis a retalho. Em Portugal, as associadas da Apetro aderentes são a Galp, BP, Cepsa, Repsol e Total, que participarão com 1117 postos.

Fonte: Sentido das Letras – 28/5/2008


DESTAQUES