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MERECE A PENA PENSAR . . .
03/11/2010

Como será o serviço automóvel daqui a 10 ou 20 anos? Extracto de artigo publicado pela Autoaftermarket na sua newsletter abordando o mercado da reparação e manutenção automóvel.

“No fim da reparação o dono da viatura recebe o carro de volta, que o conduz tal como antes. Nem a manutenção nem a reparação é uma experiência verdadeiramente agradável. Nesta medida só existem duas abordagens correctas para satisfazer os clientes: Ou incorporar um valor emocional adicional associado à visita à oficina ou reduzir o processo ao seu mais básico, isto é, manutenção simples a baixo preço.

(…) Os formatos de serviço operam numa espécie de área cinzenta entre um serviço laconicamente amigável e descontos ditos inteligenes sem qualquer vantagem substancial no preço. O serviço automóvel como experiência envolve mais do que uma conversa rápida, a chávena do café do costume da máquina e um agente de serviço ao cliente competente.

O serviço como um evento teria de significar que o cliente no fim ficasse na posse de um carro mais confortável e melhor e seria mimado numa atmosfera de luxo e conveniência. O serviço com desconto, por sua vez, deve ser mais do que uma oficina com design virado para as pechinchas e preços fixos. Deveria significar que os custos fossem sistematicamente esmagados ao longo de todo o processo e o preço pelo menos 50% inferior ao da concorrência.

Após muitos anos de desenvolvimentos, talvez o serviço automóvel esteja de facto a sofrer a sua real evolução.”

Fonte: Autoaftermarket


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