APAMB
RSS Facebook
 
RISCO AMBIENTAL Ainda com dúvidas?
05/10/2022

Estar informado sobre o assunto é fundamental, atuar na prevenção e na mitigação de possíveis prejuízos que possam ser ocasionados em função de riscos ambientais. Sabe o que são exatamente essas ameaças e qual o impacto que podem gerar?

Ao fazer a apologia da prevenção a APAMB contribui para a redução do risco ambiental nas atividades dos seus Associados.

O termo risco refere-se à proximidade, à iminência ou à contiguidade de um possível dano. A noção está associada à possibilidade de ocorrer danos. Ambiental, no que lhe diz respeito, diz-se daquilo que está relacionado com o ambiente.

Quando falamos em risco ambiental, é comum pensar que eles estão limitados a setores específicos, como o da indústria, alguns serviços e aos operadores de resíduos. No entanto, é importante saber que eles estão presentes nos mais diversos segmentos e também em operações que podem parecer simples e livres de maiores ameaças.

Independentemente da proporção que atingem, essas ameaças ocasionam diversos custos para qualquer negócio e, dependendo da sua dimensão, podem até causar prejuízos financeiros irreparáveis e avultadas coimas. Esses gastos podem envolver, por exemplo, limpeza e reposição do local, processos judiciais, investigação e monitorização, além de altas indeminizações por danos a terceiros.

Sendo assim, é essencial que as empresas invistam em mecanismos tanto de prevenção quanto de mitigação para garantir e evitar situações perigosas, um cultura de Prevenção de Riscos Ambientais é por isso fundamental e que contemple:

Antecipação do risco adotando melhores técnicas disponíveis;

Identificação e planeamento nos processos produtivos;

Avaliação com vista à eliminação ou minimização do risco;

Prevenção através de uma política de informação e formação;

Controle sobre todo o processo para que não se torne um ato burocrático mas um sistema que funciona em prol da atividade.


6


DESTAQUES