APAMB
RSS Facebook
 
SOBRE MICRO PLASTICOS…
04/04/2022

Encontrados micro plásticos em sangue humano pela primeira vez! – notícia divulgada pelo jornal Expresso em 24 de Março

«Já se tinha provado que a poluição por microplásticos poderia provocar alergias aos humanos, quando exposto a quantidades suficientes das minúsculas partículas. Mas um novo estudo, publicado no jornal “Environment International”, mostra que os efeitos para a saúde humana estão para além da componente 80% (17) de 22 dadores anónimos, todos adultos saudáveis, continham partículas no sangue, que navegam pelo organismo e podem mesmo alojar-se em órgãos, com um impacto para a saúde ainda desconhecido.

Metade das amostras continha plástico PET, um poliéster com densidade relativamente alta, frequentemente usado em garrafas de bebidas. Um terço das pessoas testadas continha poliestireno, usado para embalar alimentos, e um quarto das amostras de sangue continha polietileno, um tipo de plástico com o qual são feitos os sacos de plástico. Grande parte das amostras continham várias categorias de plástico diferentes.

Os microplásticos resultam da poluição por plásticos no mundo. Estas pequenas partículas são ingeridas nos alimentos e na água e, de tão pequenas que são (0.0007mm), também acabam por ser inspiradas pelos humanos. Já se previa poderem ser identificadas no organismo, mas a equipa que provou pela primeira vez a presença de plástico no sangue humano está a desenvolver novos estudos para estender a amostra e perceber os reais impactos da descoberta.»

Ainda restam dúvidas sobre o abuso na utilização do plástico e a sua necessidade de redução?




DESTAQUES