APAMB
RSS Facebook
 
RECURSOS NATURAIS DA TERRA ESGOTADOS A 29 DE JULHO
03/09/2021

Ao fim de 209 dias do ano de 2021, a Humanidade já esgotou mais uma vez os recursos biológicos e naturais que o planeta Terra tem capacidade para renovar durante 12 meses.

Depois de em 2020 a data ter sido assinalada um mês mais tarde, a 22 de agosto, este ano o Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day, no original, em inglês) volta a registar-se a 29 de julho, tal como aconteceu há dois anos. Foi precisamente em 2019 que o Dia da Sobrecarga da Terra chegou mais cedo do que nunca, a 29 de julho. Em 2020, foram necessários mais dias (235) para gastar o saldo anual que o planeta nos dá, devido às medidas de confinamento e à redução de atividades económicas provocada pela pandemia COVID-19, que ajudaram a travar as emissões poluentes a nível global. Atualmente, a humanidade usa mais 74% de recursos naturais do que os ecossistemas do planeta conseguem regenerar – ou seja, o equivalente a “1,7 planetas Terra”. Os portugueses sobem a parada com uma pegada ecológica de 2,75 planetas (os dados mais recentes da Global Footprint Network são de 2017).

Foi a partir da década de 1970 que Portugal passou a viver em défice ecológico, mostram os dados. A partir do Dia de Sobrecarga até o fim do ano, a humanidade opera com défice ecológico. Este défice é um dos maiores desde que o mundo entrou em sobrecarga ecológica no início dos anos 1970, de acordo com as Contas Nacionais de Pegada e Biocapacidade com base em bases de dados da ONU”, explica o Global Footprint Network (GFN) em comunicado. “Uma vez que a Década das Nações Unidas para a Recuperação de Ecossistemas é lançada no Dia Mundial do Meio Ambiente, a 5 de junho, estes dados deixam bastante claro que os planos de recuperação na era pós-Covid 19 só podem ter sucesso a longo prazo se forem adotadas medidas de regeneração e eficiência ecológica dos recursos”, disse por seu lado a CEO da Global Footprint Network, Laurel Hanscom. Lançado esta quinta-feira, 29 de julho, pela Global Footprint Network, pela Agência Escocesa de Proteção do Ambiente (SEPA) e pela Schneider Electric, a campanha “100 Dias de Possibilidades” destaca oportunidades de atuação para cada país, cidade, ou empresa para se prepararem para as consequências do Dia da Sobrecarga do Planeta. Os representantes dos governos de todo o mundo nacionais reunir-se-ão daqui a cerca de 100 dias na que pode ser considerada a última oportunidade para uma cimeira para a ação climática global – COP26 em Glasgow. Fonte: ECO – Economia Online




DESTAQUES