APAMB
RSS Facebook
 
Lei das Beatas: A Realidade!
07/10/2020

Já foram passadas 44 multas por se atirar beatas para o chão
Foi a PSP quem multou mais pessoas: registaram 14 ocorrências. Já a GNR detetou nove a deitarem beatas para o chão. ASAE instaurou 18 multas contra empresas.
Um mês depois da entrada em vigor da lei que proíbe atirar pontas de cigarros ao chão, já foram passadas 44 multas pelas várias autoridades, avança o Jornal de Notícias. A maioria delas foram contra pessoas que efetivamente atiraram as beatas desrespeitando a lei, mas algumas foram passadas contra empresas.
Foi a PSP quem multou mais cidadãos, tendo registado 14 ocorrências. Já a GNR detetou nove pessoas a deitarem beatas para o chão: três no distrito de Leiria, duas em Braga e uma em cada um dos distritos de Aveiro, Coimbra, Vila Real e Viseu. Agora, os visados arriscam multas que podem ir de 25 a 250 euros.
Em Viseu, a GNR detetou também um comerciante e uma paragem de transportes sem beateiras, tendo instaurado dois autos.
No que diz respeito a empresas, foi a ASAE quem passou mais multas. Das 150 empresas fiscalizadas, foram instauradas 18 multas: nove delas estão relacionadas com falta de cinzeiros nas paragens de transportes públicos e as outras nove à inexistência de beateiras no comércio local. Segundo o JN, a ASAE instaurou também “um processo de contraordenação a um cidadão” — o que completa assim o total de 44 multas no primeiro mês da lei: mais de uma por dia.
Fonte: “Observador.pt” – 3/10/2020




DESTAQUES