APAMB
RSS Facebook
 
SUBSTÂNCIAS PERIGOSAS E LOCAIS DE TRABALHO
02/09/2020

A APAMB propõe reflexão sobre as SUBSTÂNCIAS PERIGOSAS nas instalações das empresas. 2018/2019 foi o biénio dedicado aos Locais de Trabalho Saudáveis.

 A exposição a substâncias perigosas é muito mais comum nos locais de trabalho europeus do que a maioria das pessoas imagina e é preciso fazer mais para proteger os trabalhadores desses perigos. A campanha «Locais de trabalho saudáveis 2018-2019: gerir as substâncias perigosas» teve por objetivo sensibilizar para as substâncias perigosas no local de trabalho e para os riscos que representam, bem como criar uma cultura de prevenção através da divulgação dos materiais da campanha e da realização de atividades promocionais e de envolvimento. Gerou uma base de conhecimentos sobre como gerir eficazmente as substâncias perigosas, incluindo informações sobre o quadro jurídico e político existente, soluções, ferramentas e instrumentos de boas práticas, e ideias para ações de comunicação e sensibilização bem-sucedidas.

Os destaques específicos da campanha centraram-se nos grupos vulneráveis, na substituição das substâncias perigosas e na exposição a agentes cancerígenos e no cancro relacionado com a atividade profissional, que representa a maior percentagem de doenças profissionais mortais na UE. Como um dos legados da campanha, a EU-OSHA continua a ser um parceiro ativo do Roteiro sobre agentes cancerígenos, um sistema de ação europeu que visa reduzir essa exposição.

A APAMB nos seus trabalhos de auditoria depara-se muitas vezes com situações de risco. Não é caso raro a utilização de recipiente inadquados para guardar produtos que são perigosos (por ex. Garrafas plásticas de água como recipientes para guardar restos de tintas sem qualquer rotulagem).

Destacamos um conjunto de cuidados que não deve deixar de ter na sua empresa:

– Criar Zona/divisão/armário para guardar produtos quimicos, substâncias perigosas ou inflamáveis;

– Guardar e divulgar juntos dos seus colaboradores as Fichas de Segurança dos Produtos utilizados na sua atividade;

– Sensibilizar e formar os colaboradores no manuseamento de substâncias perigosas;

– Distribuir pelos colaboradores os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados conforme as tarefas e produtos utilizados;

– Separar os residuos da sua atividade, principalmente de embalagens contaminadas das embalagens sob pressão (sprays).

Em caso de dúvida ou querendo mais informação não deixe de pedir uma opinião profissional!




DESTAQUES