APAMB
RSS Facebook
 
O que esperar de 2020
06/02/2020

Preparamo-nos para um ano novo mas com as mesmas preocupações do anterior.
Não adianta pensar que estas visitas “só acontecem aos outros” esperando pela sorte (ou falta dela). Na realidade está a acontecer por parte das entidades inspetivas um trabalho mais assertivo com brigadas no terreno por parte da GNR, PSP, ASAE, ACT e AT. Mas também as Câmaras Municipais e Serviços Municipalizados se têm mostrado mais ativos.
Por isso o que se espera de 2020 é uma abordagem ainda mais consistente na verificação de Licenciamentos, Descarga de Águas, Resíduos e demais obrigações legais.
Por força de mudanças na legislação os equipamentos de pintura automóvel vão ser menos visados mas a sua manutenção, chaminés e gestão de resíduos continuam na ordem do dia.
Já para as indústrias com estes equipamentos vai ser reforçada a verificação das monitorizações que agora são submetidas por portal na internet.
Uma nova área de inspeção vai acabar por aparecer com as alterações do novo Regulamento dos Equipamentos sob Pressão. Os registos necessários e os novos reportes necessários pela submissão no portal respetivo vão ser notícia pela pior das razões: existem muitos equipamentos com registos em falta!
Se no ano que findou a APAMB constatou um crescente número de pedidos para resolução dos temas acima focados (e não só), bem como um acréscimo no número de contra-ordenações que entrou nos nossos serviços de apoio jurídico na ordem dos 50%. Resta-nos insistir, como temos sempre feito, e pedir aos Associados que não abdiquem da PREVENÇÃO!
Em 2020 continuaremos a ser aquele parceiro de negócio que existe para abordar de frente os problemas consigo!




DESTAQUES