APAMB
RSS Facebook
 
DIA MUNDIAL DO AMBIENTE
05/06/2019

O Dia Mundial do Ambiente, celebrado anualmente a 5 de junho, foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972. Este dia é o principal veículo das Nações Unidas para incentivar a consciência mundial e ação para o meio ambiente.

O Dia Mundial do Ambiente é a oportunidade para que todos percebam a responsabilidade que têm em cuidar do planeta e tornar-se agentes da mudança.

Apesar das decisões individuais parecerem pequenas face às ameaças e tendências mundiais, quando biliões de pessoas juntam forças com um objetivo comum, podemos fazer uma diferença tremenda.” – Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.

Dia Mundial do Ambiente – Tema para 2019

Todos os anos, o Dia Mundial do Ambiente têm um tema associado, o de 2019 é dedicado à “Poluição do Ar“.

O anúncio foi feito durante a 4ª Assembleia da ONU para o Meio Ambiente, em Nairóbi, e após a publicação de um relatório de revisão sobre o controle da poluição do ar em Pequim nos últimos 20 anos.

A China será uma grande anfitriã global para as comemorações do Dia Mundial do Ambiente em 2019. O país demonstrou liderança no combate à poluição do ar internamente e, agora, pode ajudar a estimular outras partes do mundo a agirem.

Joyce Msuya, diretora-executiva interina da ONU para o Meio Ambiente, explicou que a “poluição do ar é um desafio global e urgente que afeta a todos. A China irá, agora, liderar o impulso e estimular a ação global para salvar milhões de vidas”, declarou.

Sabia que…

  1. Aproximadamente 7 milhões de pessoas morrem prematuramente todos os ano devido à poluição do ar, sendo que 4 milhões de mortes acontecem na região da Ásia e do Pacífico;
  2. 9 em cada 10 pessoas respira ar poluído;
  3. A poluição do ar custa à economia global 5 trilhões de dólares por ano.

O Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano incitará governos, indústria, comunidades e indivíduos a se unirem para explorar a energia renovável e as tecnologias verdes, bem como melhorar a qualidade do ar em todas as cidades e regiões do planeta.

A poluição do ar pode parecer complexa, mas todos nós podemos fazer a nossa parte para reduzir este problema. Entender os diferentes tipos de poluição e como isso afeta a nossa saúde e o meio ambiente vai ajudar-nos a tomar medidas para melhorar o ar à nossa volta.”

We can #BeatAirPollution

Fontes: Nações Unidas, World Environment Day




DESTAQUES