APAMB
RSS Facebook
 
Tempo de “arrumar a casa”!
06/07/2015

A azáfama diária deixa muitos Associados sem tempo para, de tempos a tempos, “arrumar a casa” e promover algumas melhorias e alterações.

Muitas dessas alterações até nem requerem elevados custos financeiros mas facilitam tarefas profissionais e, muitas vezes, melhoram a imagem da empresa junto dos clientes que a visitam.

É por isso que sugerimos para reflexão dos Associados alguns pontos que sabemos serem sensíveis às fiscalizações das entidades com essas competências. Reveja a organização do seu parque de resíduos

Depois de acondicionar e pedir para remover os seus resíduos pelos Operadores e/ou Transportadores é frequente esta área ter um aspecto sujo que importa não deixar chegar ao ponto de ficar degradado. Confirme o estado dos seus contentores ou depósitos e substitua ou limpe o que for necessário.

Renove a identificação dos seus resíduos

A rotulagem de identificação nos contentores e zonas de armazenagem são obrigatórias. É necessário que estejam visíveis e legíveis.

Remova materiais, peças e outros volumes esquecidos ou desnecessários das áreas de trabalho

O espaço ocupado desnecessariamente pode estar a fazê-lo perder dinheiro. Uma arrumação eficaz transforma o seu espaço de trabalho num local mais agradável e menos sujeito a acidentes de trabalho.

Confirme os seus afixos e renove o que estiver em mau estado

A informação ao público não deve ser esquecida. Recordamos que alguns afixos em falta, ilegíveis ou incorrectos podem ser objecto de coima mínima no valor de 500 euros.

Confira as Guias de Acompanhamento de Resíduos do ano em curso.

Apesar de ainda faltar seis meses para o próximo período de registo de resíduos é conveniente verificar se já recebeu todas as cópias das guias em seu poder e se está tudo bem preenchido e legível.

Prazos a não esquecer:

se os extintores estão revistos anualmente.

se necessita de fazer medições de gases.

se está a terminar alguma isenção de medições.

se os filtros necessitam substituíção.

se os seus manómetros necessitam de aferição.

Muitos outros items poderiam estar aqui descritos. Faça a sua própria checklist de assuntos a não esquecer!




DESTAQUES