APAMB
RSS Facebook
 
Separação de Resíduos…
08/07/2014

… uma solução com engenho!

Por vezes as soluções mais práticas para cumprir as obrigações legais são também as mais acessíveis e pouco onerosas.

O nosso Associado em Janas, Sr. Fernando Silva, é exemplo disso mesmo. Confrontado e avisado sobre a necessidade de fazer triagem e correcto acondicionamento dos resíduos da sua actividade (manutenção e reparação automóvel), com a colaboração de uma empresa sua conhecida.

Indo ao encontro das necessidades do nosso associado foi criada uma estrutura metálica simples, conforme a foto demonstra, que permite manter aberto um saco de plástico. Dois encaixes metálicos asseguram que o saco se mantem aberto, fixo, no local que melhor favorece a actividade do Sr. Fernando, quer para o seu funcionamento no dia-a-dia quer para a remoção e entrega aos operadores de resíduos. Com esta ideia evitou o recurso a bidons de 200 litros que lhe roubavam espaço e dificultavam a remoção das empresas de recolha de resíduos.

Não foi esquecida a devida identificação dos resíduos acondicionados, aliás condição necessária à correcta gestão dos mesmos. Falta apenas a indicação do código L.E.R. (Lista Europeia de Resíduos).

De facto tem sido promovido nos últimos meses um esforço, por parte das entidades inspectivas, de chamar a atenção para o acondicionamento e triagem dos resíduos. Recordamos que a ausência ou negligência nesta matéria é objecto de contra-ordenação:

Decreto-Lei 73/2011 de 17 de Junho

Artigo 7.º – Princípio da hierarquia dos resíduos

1 — A política e a legislação em matéria de resíduos devem respeitar a seguinte ordem de prioridades no que se refere às opções de prevenção e gestão de resíduos:

a) Prevenção e redução;

b) Preparação para a reutilização;

c) Reciclagem;

d) Outros tipos de valorização;

e) Eliminação

4 — Os produtores de resíduos devem proceder à separação dos resíduos na origem de forma a promover a sua valorização por fluxos e fileiras.”

Aconselhamos a todos os Associados que revejam a sua situação, peçam a nossa ajuda para a rectificação ou implementação de melhorias. E se tiver alguma solução inovadora em mente… partilhe a sua ideia.

Poderá servir a si e ser útil a outros!




DESTAQUES