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GARRAFAS DE PLÁSTICO: UM FLAGELO!
09/07/2013

Evite o abandono, não deixe no lixo comum. Coloque nos ecopontos e saiba o que acontece às garrafas de plástico cujo destino é a reciclagem:

Muitas delas entram na fábrica da Ecoibéria, em Vila Nova de Famalicão, são trituradas e transformadas em “flakes” – é este o nome técnico – para exportação.
Estes flakes – pequenas escamas – servirão de matéria-prima secundária para produzir novos materiais: matrículas, embalagens ou camisolas de poliéster, por exemplo. 

“As garrafas são separadas, uma vez que temos de tirar todos os plásticos que não são PET. Depois, são trituradas e lavadas”, explica Milena Parnigoni, gerente da empresa Ecoibéria.
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Este processo demora 20 minutos, pelo que, por hora, a Ecoibéria consegue transformar até 2.500 kg de resíduos. Cerca de 40% destes materiais vêm de Portugal, onde os resíduos são geridos pela Sociedade Ponto Verde. O resto é comprado no estrangeiro, sobretudo Espanha.
Para que esta fábrica seja realmente verde, é preciso que os portugueses reciclem mais. “Os portugueses reciclam pouco, têm de reciclar mais”, avança Milena. 

Por cada 10 mil toneladas que são recicladas, 40 mil vão para aterro. São números realmente aterradores, e que têm de mudar para uma verdadeira Economia Verde, que implica preservação do ambiente e criação de novos empregos.
Fonte: Greensavers 

Nota da APAMB:

A Associação, na sua iniciativa de limpeza de praia constatou que a utilização e abandono de garrafas de plástico, principalmente de água, é um grande problema.

Nos últimos anos “criou-se” a moda de transportar uma garrafa de água (principalmente no Verão) mas não foi acompanhada pela boa prática de a depositar no sítio certo depois de consumida ou reutilizar. É fácil descartar, é barata de adquirir…

A criação de um hábito ambiental para acompanhar esta tendência dos consumidores pura e simplesmente não apareceu ou foi incentivada. Poderiam empresas de engarrafamento e distribuição ter contribuído com sensibilização nas suas publicidades e outros recursos de marketing. Veja-se o exemplo das “tampinhas”: Por uma causa nobre este tipo de resíduo tem feito um outro percurso de resultado positivo.




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