APAMB
RSS Facebook
 
E-GAR JÁ ESTÃO EM FUNCIONAMENTO
05/06/2017

Apesar de no dia suposto (26 de Maio) não ter havido novidades, de regresso ao trabalho na segunda-feira dia 29 o site da A.P.A. já tinha o acesso criado e a funcionar para as novas guias eletrónicas.

Recordamos que neste período de adaptação, até ao final do ano de 2017, as guias em papel e as eletrónicas vão coexistir e só em 2018 trabalharemos em exclusivo com as E-GAR.

Se o seu Transportador de resíduos aparecer com a nova guia impressa para o Associado assinar deve fazê-lo para que o transporte possa ser válido até Destinatário autorizado.

Saiba mais: 

Uma vez efetuada a saída os seus resíduos das instalações deve sem falta enviar para os nossos serviços essa cópia assinada para que a APAMB possa validar no portal a informação, respeitando assim o que é pedido na nova legislação: Validar a operação!

Se o seu operador de resíduos, como é hábito em muitos casos, não aparecer com a nova guia para que a assine em formato papel, então poderá ter de ser o Associado a criar a guia que acompanhará os seus resíduos até ao Destinatário autorizado.

Nessa situação pode (e deve) contar com a nossa colaboração sem custos adicionais!

Para fazer a sua guia só necessita entrar em contato com o nosso Departamento SiliAmb e dar os elementos.

Sugerimos por isso que vá criando o hábito já este ano tanto com guias em papel como as novas guias:

– Por cada recolha que faça;

– Por cada recolha que peça a Operador.

ENVIE PARA OS NOSSOS SERVIÇOS A GUIA SEM FALTA!

As novas obrigações dos produtores são agora a validação da E-GAR, que deve ser feita até 10 dias depois do transporte e até 30 dias, depois de recebido pelo destinatário o seu resíduo, voltar desta vez a validar para concluir na plataforma o movimento feito.

Qualquer que seja o seu caso a APAMB já criou a ajuda aos Associados para os passos necessários e burocráticos.

Não esquecer que a APA notifica os faltosos sob pena de poder comunicar às entidades fiscalizadoras e de inspeção a situação sempre que os produtores se esqueçam das suas obrigações!

Para todo o esclarecimento de dúvidas não hesite contatar os nossos serviços e colaboradores pelos contatos habituais.




DESTAQUES