APAMB
RSS Facebook
 
2013 – BALANÇO DA QUERCUS
07/02/2014

Em artigo publicado na internet, e não só, a QUERCUS fez uma avaliação ao ano de 2013 e focou muitos e diversos pontos negativos, segundo a sua prespectiva.

No que diz mais respeito ao universo dos nossos associados referenciamos:

Incapacidade do Governo para gerir questões dos resíduos.
Continuam-se a verificar grandes problemas ao nível da Secretaria de Estado do Ambiente e da Agência Portuguesa do Ambiente na gestão de várias questões ligadas aos resíduos, nomeadamente no enorme atraso nas licenças para as entidades gestoras de embalagens e de outros fluxos, na incapacidade total de controlar a gestão dos Resíduos de Equipamento Elétrico e Eletrónico, na continuação das graves ilegalidades na gestão dos Veículos em Fim de Vida e na definição de metas de reciclagem de resíduos urbanos demasiado baixas para a Lipor e a Valorsul.
Continua também a existir uma falta de controlo considerável dos destinos dos resíduos, que tem sobretudo a ver com o enorme atraso na introdução das guias eletrónicas.
A APAMB acrescenta ainda a ineficácia da APA (Agência Portuguesa de Ambiente) ao lidar, um ano mais, com um sistema de registo de resíduos com falhas, sem apoio ao utilizador e burocrático. E 2014, até esta data, não augura melhorias!



DESTAQUES